CHUPADAS
Segunda, 16 de Abril de 2012
THE UNIT
Pessoal, vejam que beleeeeeza (Vida longa ao Milton Leite) de marca "criada" por um ESTACIONAMENTO/LAVA-RÁPIDO/CAR CENTER aqui em Ribeirão Preto.

Eu pessoalmente fotografei a marca e conversei com o dono do estacionamento, que me disse tê-la criado. Na hora eu até pensei que aquilo pudesse ser verdade, mas decidi pesquisar no GOOGLE.

Fui lá e digitei: THE UNIT LOGO no campo de imagens e pronto, tudo virou pó. O logo já existia e o meu feeling de novo estava certo.

Como eu queria estar errado, e perceber que até mesmo donos de estacionamento pudessem criar sozinhos marcas bonitas, mesmo inadequadas ao segmento (que tem a ver este escudo e esta tipografia com um estacionamento/car center?). Mas não, não podem.

Precisam como MUITO DESIGNERS POR AÍ, entrar num site distante e "chupar" uma marca, fazendo-se assim, criativos.

Bom, pelo menos aqui, o cara não era designer, o estacionamento era dele, então PODE, nénão?

Tsk, tsk, tsk...


 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:24 AM   comentários [ 3 ]
Quarta, 28 de Março de 2012
ET DH X TF HD
Vejam que incrível semelhança entre estas duas marcas:

ENTERTAINMENT TONIGHT x TV FAMA

Quem será que se baseou em quem?
Teria sido o TV FAMA o grande precursor desta tão "linda" tendência "GLITTER'?

Ou teria sido o gringo a exercer influência sobre o programa tupiniquim?
Seja como for, horrendas as duas e pronto.

* Valeu Fabio pela indicação.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 07:00 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 28 de Março de 2012
DC X DISCOVERY
DC COMICS X DISCOVERY HISTORY. QUAL O LIMITE DO PLÁGIO?

Quando a nova marca da DC Comics foi apresentada no final do ano passado, eu tive uma daquelas típicas reações inerentes a qualquer criativo que se preze: in-ve-ja. Achei o trabalho simplesmente sensacional, uma marca multiplataforma, cheia de nuances e possibilidade gráficas, enfim, um trabalho admirável, e olha que para um criativo admitir isso, é uma tarefa um tanto quanto complexa, rerere... Bem, colocando isso na mesa, logo de cara deixo claro a minha simpatia pelo case, o que não me impediu de fazer uma pesquisa informal, para saber mais a respeito da repercussão desta nova marca. Percebi que não agradou a muita gente, mas acredito que muito dessa sensação negativa tenha a ver com o conservadorismo do pessoal "Old School" (grupo no qual me insiro), mas pouco a pouco esta barreira será quebrada. Motivos não faltam para isso e abaixo listo alguns:

Modernidade.

Em época de tablets, smartphones, notebooks e outros tantos gadgets que facilitam muito as novas aplicações gráficas, ficar apegado a uma estética baseada em brasões, selos ou escudos num universo que não é "retrô", acho burrice. A Landor Associates, consultoria de marca responsável pelo case, obviamente percebeu isso lá atrás, tanto que já vinha trabalhando neste projeto há mais de um ano, pautando-o fortemente em um visual moderno, jovem e claro, bastante camaleônico. Aos que sentem falta da identidade calcada em selos, brasões, carimbos, escudos e afins, deixo claro que não estou condenando o seu uso, mas sim, tentando mostrar que podemos evoluir, olhar para outras estéticas e inserí-las no cotidiano de segmentos que anteriormente sequer cogitavam isso, obtendo resultados muito interessantes e rompendo com velhos paradigmas, o que sempre nos leva a evoluir.

Dinamismo.

A vivacidade e versatilidade que a nova marca transmite salta aos olhos, ao descortinar a letra "D" para cada nova revelação aplicada na letra "C" a marca remonta a sua identidade a cada exposição, sempre diferente, sempre viva, sempre adequada ao seu meio. O jogo da identidade secreta dos seus personagens contribui de maneira essencial para que o DNA da nova marca seja forte e reflita além da sua rica e respeitável história, também o seu posicionamento futuro, suas metas, e os caminhos que espera percorrer para conquistar esta nova geração de leitores, certamente mais informada, atenta, crítica e exigente. É claro nas suas aplicações o quão dinâmica e versátil é a nova marca, e sem dúvidas, esta é uma arma clara e eficiente para estabelecer um novo ponto de diálogo entre a DC Comics e o público.

Coragem.

Mudar é sempre um dilema. Até aonde ir, o medo de perder o terreno já conquistado, enfim, um inferno. Um bom diagnóstico, aliado a uma boa gestão de marketing e uma boa consultoria de marca geralmente minimizam e muito estes dilemas. A DC Comics se cercou destes itens e certamente colherá ótimos frutos no futuro, mas só ele irá dizer isso, infelizmente preso aqui no presente eu só posso opinar e torcer. Admiro empresas com coragem verdadeira para encarar desafios desta monta, sem ficar no meio do caminho, fazer as coisas pela metade, ou remendar e desfigurar toda uma história de marca para ao final do processo, obterem um resultado medíocre. Aqui a DC "peitou" a inovação, certamente deixou livres os criativos da Landor, que por sua vez, vestiram a camisa da DC e conseguiram um resultado de marca surpreendente.

Visual.

Essa junção do efeito flipboard da letra "D" a um conjunto sempre multicolorido, tecnológico, vibrante no fundo, trás para a marca uma potência visual que pouco se vê por aí. Suas escolhas foram bem ajustadas e mesmo quando aplicadas sobre fundos multicoloridos ou repletos de elementos, ainda assim se sai bem. O capricho e o cuidado com as cenas de fundo como a fumaça branca, as faíscas, a luz verde, o concreto, enfim, todas elas, é percebido desde o primeiro momento. Ponto para quem concebeu e ponto extra para quem zelou por tudo isso.


Pérolas.

Ainda na pesquisa que fiz, encontrei alguns pontos de vista engraçados, exótico, peculiares e... bom deixa para lá, para descrever a nova marca da DC, vou citar apenas alguns aqui, para perceberm o quão nevrálgico é o assunto, e contra que tipo de argumentações luto diariamente:
- Parece um copo de iogurte visto de cima!
- Parece uma latinha de cerveja vista de cima!
- Parece um pote de margarina sendo aberto!
- Parece um grande vaso sanitátio com uma tampa de borracaha por cima!
Viram o que eu disse? Se falam isso de uma projeto criado pela maior consultoria de marcas do mundo, que levou mais de um ano para ser concluído, que mobilizou qualificados profissionais mundo afora e que envolveu uma enorme verba para concepção e divulgação, o que não diriam de uma marca sem todo este "pedigree"?

Plágio.

Paira sobre este case uma suspeita de plágio, pois existe de fato um trabalho de conceito e execução bastante semelhantes, que é do Discovery History UK. Guardadas todas as distâncias, eu gosto dos dois, ambos são ótimos no que se propõem, obviamente bebem na mesma fonte, o "descortinar de uma página" que revela algo. Um neutraliza o primeiro plano (DC) e guarda o impacto para o segundo, que são as aplicações gráficas no fundo. O outro (Discovery History) inverte essa ordem, escancara fatos históricos no seu primeiro plano e no segundo, fecha com a sua cor de identidade, como que assinando cromaticamente o seu conteúdo. Um "flipa" da esquerda para a direita de forma ascendente, outro da direita para a esquerda de forma descendente, ambos possuem a letra "D" como primeiro elemento, enfim, o assunto dá muita discussão e opiniões sempre são bem-vindas. O fato é que as duas marcas bebem da mesma fonte, e isso quase sempre põe a perder ambas, quase sempre. Aqui não acho que se perderam não, acho que ambas nos ensinam e cabe a nós tirar delas as melhores lições. É isso.


Para os interessados:

http://www.dccomics.com/dccomics/
http://www.discoveryuk.com/
http://www.behance.net/gallery/Discovery-History-brand/1161643
http://bpando.org/tag/landor/
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 06:53 AM   comentários [ 0 ]
Segunda, 20 de Fevereiro de 2012
DHANY MORENO X DMI
Esta indicação também me veio por e-mail (valeu Janio), com a infomação de que a marca Dhany Moreno é anterior a da DMI. E claro, este seria mais um dos muitos casos de pequenas semelhanças entre marcas por este mundão afora né?

Ai, ai...

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 01:22 PM   comentários [ 1 ]
Segunda, 20 de Fevereiro de 2012
FÉ X FUNDAÇÕES ESPECIAIS
Vejam mais um típico caso de semelhança entre marcas. Esta indicação veio de Recife através do Leo Pessoa, que sempre dá uma espiada aqui no blog (valeu Leo).

Uma é de um CD Gospel, outra de uma empresa de fundações.
Vejam o que acham, porque essa eu já entreguei a Deus, rerere...

Essas piadinhas ainda vão acabar me matando.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 01:13 PM   comentários [ 1 ]
Quarta, 21 de Setembro de 2011
KAIAK X NEXTEL
Vejam o que acham.

Eu acho que não se trata de um caso clássico de chupada, mas sim de mesmas estéticas aplicadas a produtos distintos. O que a NATURA fez com o perfume KAIAK há um tempo, repete-se na nova campanha de marca da NEXTEL.

Ao assistirem os VTs, perceberão a diferença gritante entre os conceitos e as mensagens transmitidas, mas a "sacadinha" das pessoas entre os símbolos/letras eu achei "deveras semelhante".

Fica a dica.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:07 AM   comentários [ 0 ]
Sexta, 09 de Setembro de 2011
LUGAR COMUM?
E eu achando legal esta marca do TRÂNSITO + GENTIL...

Tsk, tsk, tsk, mundo pequeno né?

Blé.


UPDATE DO POST 19.09.2011

ACABO DE SER COBRADO PELO CRÉDITO DA INDICAÇÃO DESTE POST A UM SUPOSTO "EDUARDO", ISSO MESMO, SEM SOBRENOME E SEM MAIORES REFERÊNCIAS PARA QUE POSSA SER RECONHECIDO E REALMENTE USUFRUIR DO SEU ÓTIMO (DIGA-SE DE PASSAGEM) INSIGHT SOBRE ESTAS MARCAS E SUAS SEMELHANÇAS.

ENTÃO AGORA AÍ VAI O CRÉDITO DE 66% DO POST AO FABULOSO "EDUARDO SEM-SOBRENOME" JÁ QUE A MARCA DO MAIS VOCÊ, FOI INCLUÍDA POR MIM NÉ?

FICA A DICA AO "W", AO "UPALALÁ" OU A QUALQUER OUTRO PSEUDÔNIMO QUE POSSA UTILIZAR PARA COBRAR CRÉDITOS:

APAREÇA RAPAZ! AÍ SIM PODEREI DE FATO LHE DAR CRÉDITO, AFINAL SUA SACADA FOI MUITO BOA...TEMER O QUÊ?

ABS.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 06:05 AM   comentários [ 2 ]
Quinta, 08 de Setembro de 2011
NEW LOOK
Ah galera, vejam só mais essa.

Direto daqui de Ribeirão Preto, minha cidade natal. A Óptica encontrou um nome muitíssimo inovador (NEW LOOK), quase nada batido, mas se superou realmente na marca, esta sim I-NO-VA-DO-RA!

Pena que a NEW LOOK, loja online inglesa inovou antes não é mesmo?

É um festival de horrores...

PARA QUEM QUISER VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS:

www.opticanewlook.com.br
www.newlook.com

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 12:00 PM   comentários [ 3 ]
Domingo, 21 de Agosto de 2011
IAMAR X COMERC
Hum, seria mais um daqueles já tão comentados e chatos casos de inocentes semelhanças entre marcas?

Inconsciente coletivo?
Pobreza de raciocínio?
Falta de pesquisa?

Só para constar, a marca COMERC veio depois, tem até uma apresentação dela logo na entrada do site deles para quem quiser ver. O duro é isso, um descuido desses, uma marca tão semelhante a outra e o pior, ambas ainda teriam uma boa escala evolutiva pela frente até estarem aceitáveis, na minha opinião, claro.

Enfim, sigamos em frente.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:48 AM   comentários [ 0 ]
Quinta, 26 de Maio de 2011
ESPAÇO JOVEM X FRENTE PARLAMENTAR MISTA
Marca do designer Morandini (Espaço Jovem) plagiada na maior pela Frente Parlamentar Mista.

JESUSMARIAEJOSÉ, onde terminaremos?

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:46 AM   comentários [ 0 ]
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