ARQUITETURA DE MARCA
Terça, 13 de Novembro de 2007
SECOND CUP
Vejam esta marca de uma CAFETERIA CANADENSE e me respondam sem o Google:

. Qual a marca modernizada?

. Por quê Second Cup?

. Starbucks x Second Cup, qual?

. Cores, faltou ousadia ou sobrou sofisticação?

. A xícara?

Aguardo opiniões.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 04:20 PM   comentários [ 3 ]
Segunda, 03 de Setembro de 2007
FIBA - BASKETBALL
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Percebendo o quanto a NBA ganhava espaço através não só das suas estrelas, mas de sua organização e claro, uma estrutura de markenting extremamente profissional, a FIBA resolveu entregar à INTERBRAND a missão de colocar a sua marca a altura da sua "rival" americana. Com o aumento do intercâmbio e todas as formas de comunicação cada vez mais ágeis e sem-fronteiras, o diferencial técnico dos jogadores americanos, cedo ou tarde perderá muito de sua força. Percebendo isso a FIBA investiu na modernização de sua identidade, criando inclusive submarcas para serem utilizadas em cada continente, para que num curto espaço de tempo, possa ser uma entidade não apenas técnica e organizacional, mas uma boa opção de MARCA, que possa ser "consumida" por cada vez mais pessoas adeptas ou apenas fãs do basquete.

Tecnicamente eu tinha dúvidas quanto a aplicação dessa estrutura de marca em negativo/traço ou mesmo com interferências de cores ao fundo, mas no site da FIBA existe um belo e vasto material disponibilizando suas diretrizes de uso, mas já vou avisando, o material completo está disponível numa área restrita, apenas para cadastrados, uma pena.

Taí, mais do que uma marca, uma estrutura completa de identidade que aprendi a gostar, apesar de existirem por aí algumas idéias com soluções bem semelhantes como no caso das mãozinhas do PERCPAN, publicado aqui anteriormente.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 01:55 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 11 de Julho de 2007
PALM
A EVOLUÇÃO DAS MARCAS: PALM.

Quem disse que a identidade cromática de uma empresa é um de seus bens mais valiosos não conhecia a Palm. Esse pessoal não pensou 2 vezes na hora de mudar a cor da sua mundialmente famosa marca. Não só a cor, como outros tantos pontos nos fazem pensar um pouco sobre estas mudanças:

1. Será que pesquisas indicaram frieza e distanciamento entre marca e público devido ao antigo azul escuro?
2. A alteração tipográfica foi realmente necessária, a antiga tipologia estava tão defasada assim?
3. Os volumes e o tom metálico estão deixando de ser tendência?
4. A forma circular da marca poderia ter sido alterada e ainda assim manter a identidade?

Bom, vamos lá:

1. Normalmente são pesquisas com consumidores, ou algum diretor de marketing, que tem como hobby a leitura de livros sobre o significado das cores quem decide sobre esse tipo de mudança. Lembrando sempre que estudos do designer responsável também podem contar nessa hora.

2 . Ahhh, um empresa de tecnologia mudando marca, é uma tentação resistir ao desejo de enfiar uma dessas fontes "pixeladas" nela não é mesmo. Nesse caso não resistiram.

3. Não. Em determinados segmentos, vão continuar em plena utilização. A facilidade de reprodução hoje em dia facilitou a vida de muita gente nesse segmento, liberando o uso indiscriminado pela "jacuzada" aí, que compra um corel e se acha designer.

4. Não, não poderia sem grande perda para a identidade do conjunto.


 
Publicado por Marcelo Tomaz às 10:59 PM   comentários [ 0 ]
Quarta, 13 de Junho de 2007
TELECINE
ARQUITETURA DE MARCA. VAMOS FALAR SOBRE ELA?

Esse case é muito rico para quem se interessa por marcas e seus desdobramentos, vejam só a variedade de cores, tipos, efeitos, borders e splashs que os caras usaram e ainda assim mantiveram a unidade visual das submarcas. Acho que o simples fato de se observar criticamente um trabalho desses nos dá uma boa mostra do caminho a ser seguido em jobs futuros. Parem, observem e acima de tudo ENTENDAM os "por quês" de cada elemento, de cada combinação, de cada conjunto, eis aí um belo exercício para sua sensibilidade criativa.

Ah, e o TELECINE CULT, destoou bem dos outros né? Hummm, mistééério....

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 07:11 PM   comentários [ 5 ]
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