PACKS
Terça, 07 de Fevereiro de 2012
EMBALAGEM DA CAMISA DO INTERNACIONAL
Criada pelo departamento de marketing da Nike, simplesmente sensacional.

Adequada, inteligente, perspicaz... enfim, matadora.

Clap, clap, clap...


Valeu Neto, pela indicação.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 06:42 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 30 de Novembro de 2011
M WRAP
Muito bom.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:36 AM   comentários [ 0 ]
Quinta, 13 de Outubro de 2011
DIET COKE II
SIMPLESMENTE VISUAL.

Sempre que ouço a frase-título deste artigo, quase tenho um colapso. Como assim, simplesmente visual?

Olhem o case das novas embalagens da Diet Coke, desenvolvido pelo escritório de design norte-americano Turner Duckworth e me digam sinceramente se existe algo de "simples" no projeto? É lógico que não! Muita gente tende a confundir a simplicidade estética obtida como resultado final, com simplicidade nos processos criativos, simplicidade nas técnicas de execução e até mesmo simplicidade conceitual.

Trocando em miúdos, ao olharem as embalagens, limpas, imponentes, leves e com tons cromáticos complementares entre si, as pessoas tendem obviamente a gostar, mas sem saber exatamente o porquê. Gostam pelo aspecto visual e ponto. Somente num segundo momento elas irão analisar os demais aspectos do produto, suas qualidades, diferenciais e benefícios. Portanto, para usarmos as palavras "visual" e "simplesmente" na mesma frase é necessário que tenhamos muito cuidado.

O aspecto visual atrai, aproxima, desperta curiosidade e por isso, invariavelmente está dentre os diferenciais mais importantes de um produto. Se ele for de consumo cotidiano e a sua compra realizada em um ambiente coletivo, onde outras pessoas o verão consumindo, um bom aspecto visual, além de atrair, também posiciona o comprador perante o restante das pessoas, algo como tranformá-lo num formador de opinião, líder, enfim.

Vejo claramente neste case, em primeiro lugar, a confiança da Coca Cola no trabalho da Turner Duckworth, que provavelmente resultou num alto grau de liberdade criativa para que a equipe desenvolvesse o projeto e obtivesse este resultado final. Também entendo que o produto auxilia demais nesta missão, pois possibilita uma linguagem mais minimalista e requintada.

Aqui percebo um ótimo equilíbrio entre a "limpeza" do tom cinza do alumínio e a "agressividade" da combinação preto e vermelho da marca, resultando numa embalagem bela e ao mesmo tempo comercial, vendável, chamativa, marcante.

Quando comecei na minha carreira, há quase 20 anos, ouvia de um amigo diretor de arte sênior uma célebre frase: "Mais vale garantir uma bela capa e realocar o restante do conteúdo no espaço que sobrar, do que tentar dividir tudo igualmente e montar um tabuleiro de xadrez."

Ou seja, num material de ponto de venda, mais vale uma capa nota 10 e um conteúdo nota 5, do que ambos 7,5. E foi isso que a Turner claramente fez por aqui, reservou-se o direito de criar uma face das embalagens que fosse primorosa e linda, e realocou o conteúdo de caráter técnico nas áreas restantes. Sacrificou um lado pelo outro, para potencializar o resultado como um todo. Certamente vão colher ótimos resultados.

Eu torcerei por isso.


Texto originalmente publicado na Revista Recall.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 12:11 PM   comentários [ 0 ]
Terça, 04 de Outubro de 2011
DIET COKE
Beleza realmente é fundamental.

Vejam as novas embalagens da DIET COKE desenvolvidas pela TURNER DUCKWORTH. São modernas, refinadas, cheias de personalidade, enfim, lindas.

Clap, clap, clap...

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 10:48 AM   comentários [ 0 ]
Segunda, 19 de Julho de 2010
PANASONIC
GE-NI-AL.

É isso e pronto, assim, pá-pum.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:18 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 30 de Junho de 2010
PÃO DE FORMA
SENSACIONAL... NHAM....

By Hasan & Partners.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 03:34 PM   comentários [ 0 ]
Segunda, 31 de Maio de 2010
BABEES
Naming ótimo, packs sensacionais, conjunto matador.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 11:14 AM   comentários [ 1 ]
Sexta, 12 de Fevereiro de 2010
SOY MAMELLE
Muito boa a criação da russa KIAN.

Embalagem de leite de soja num plástico flexível que nos remetem aos úberes das nossas vaquinhas leiteiras. Destaque para as manchas verdes, por causa da soja...

acho.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:11 AM   comentários [ 0 ]
Sábado, 12 de Dezembro de 2009
BATATA PARA DESIGNERS?
Mais uma da série "PANTONE, COMO TE AMO".

Como sei o que é PANTONE e BATATA FRITA, gostei.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 02:00 PM   comentários [ 0 ]
Quinta, 03 de Dezembro de 2009
COCA-COLA "COLORLESS"
Bela e só.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 05:20 PM   comentários [ 0 ]
de 6 1 - 10 de 58